Os colaboradores da Tchiamba Inovações LDA são pessoas inteligentes e divertidas que não têm medo de compartilhar suas ideias, admitem quando não sabem de algo e estão sempre prontos para ajudar. Nos encontramos fora do escritório para assistir jogos, fazer voluntariado durante a Semana da Comunidade ou simplesmente para almoçar juntos.
Estamos cultivando um ambiente em que aprendemos continuamente a inovar e fazer acontecer juntos.
Uma parte importante da cultura da Tchiamba Inovações LDA é tratar bem os membros de nossas equipes, com ótimos benefícios e alguns mimos de dar água na boca. (Bananas, iogurte, barras de energia…)
A ideia da empresa Tchyiamba Inovações, LDA nasceu enquanto o membro fundador, Pacheco Damião, ingressava para academia militar do país em Benguela, com intenções de servir a nação e contribuir na edificação de Angola e consequentemente de uma África melhor. A ideia já vinha sendo desenvolvida desde o ensino médio, aquando os seus estudos no Instituto Médio Politécnico do Kikolo “São José” 3036 (IMPK), até que, volvido em 8 meses de aquartelamento, isto é, 2021, encalhado em um debate ao lado de seu companheiro que por sinal um amante de tecnologia, Diazdone Mouquini, sobre a tecnologia no país e o nível em que ela se encontrava na altura, em comparação com o ocidente e o oriente. Abordaram sobre oque cada um criaria para mudar o quadro verificado, e, então movidos pelas suas ideias promissoras, juntaram-se para algo maior. A ideia tornou-se tão grande que atingiu a necessidade de associar mais pessoas ao time, daí, foram então convocados os melhores técnicos com as “personas” ideais para o projeto, dando assim, início à Tchyiamba Inovações, LDA.
O primeiro encontro “organizacional” aconteceu a 24 de dezembro de 2021, em Luanda, com a participação de todos os membros, presidida pelo CEO ,Pacheco Damião, e o então coCEO, Djazdone Mouquini. Foi uma reunião não muito formal, porém com uma equipe com certa estrutura.
No momento, as ideias eram vagas e muito complexas. Os projectos não tinham uma projecção completa, mas acima de tudo, estava claro que se tratavam de ideias inovadoras, promissoras e com grandes chances de dar certo. A equipe chegou a pôr mão na massa, mas por “falta” de maturidade organizacional e fundos, o projecto viu-se frustrado, levando alguns dos membros a abandonar o projecto. Por um determiando perído de tempo, as actividades ficaram paradas, quando finalmente em 2023, com condições adquiridas, foi então concluída uma versão básica do Bimer, plataforma esta que tinha mais chances de conquistar o mercado no leque de todas outras da Startp. No mesmo ano, a organização foi finalmente legalizada como empresa, e no dia 27 de Janeiro de 2024, pelas 10h, no auditório irmãs Paulinas, foi lançado em conferência de imprensa o projecto Bimer.